top of page

Museu de Arte de São Paulo - MASP



O MASP, Museu de Arte de São Paulo foi inaugurado em 1947 por Pietro María Bardi e Assis Chateaubriand, tendo o cerne do projeto promover exposições, eventos artísticos, concursos e ser um local de aprimoramento sobre vários temas estudantis.


O Museu está localizado em um local privilegiado da cidade de São Paulo, onde era o antigo Belvedere Trianon, na Avenida Paulista. Está posto no cruzamento de dois eixos, no cruzamento com o túnel da Avenida 9 de Julho.




O projeto foi concebido como uma proposta de um grande volume, um "container" suspenso, onde seria basicamente uma zona cultural da cidade, sendo inserido como um grande monumento para a região, fazendo uma junção com a ideologia de projeto demonstrada.


O edifício é um grande volume, suspenso, com a proposta de deixar o térreo livre, sendo então uma grande praça, estruturado entre dois pórticos massivos.



Sua suspensão é de 8 metros em relação ao solo, tendo uma extensão de 74 metros entre pilares. Na sua época, foi uma revolução para a arquitetura, porque era o maior vão livre do mundo até então.


As suas áreas são amplas e propõem um "vazio", propondo um "destoar" para a cidade: saindo dos locais contidos, do fluxo apertado e das problemáticas, o Museu propõe áreas de grande circulação, interação e movimento livre.


A ideia era realmente ser um local que a pessoa, o visitante, pudesse ter a sua mente "aquietada", para que exercitasse o olhar e a interação, atraindo observação mais apurada aos projetos que ali eram propostos.



Agora, desde 2003, o Museu de Arte de São Paulo é referenciado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Como forma de homenagear o Edifício, Maurício Bomfim, Designer Brasileiro, desenvolveu um sofá que reflete um pouco da sua história, trazendo toda a sua ideologia para essa peça de Design.


Quer conhecer um pouco sobre a Peça-homenagem? Segue o link:


コメント


bottom of page