top of page

Ícones (01) - Charles e Ray Eames (Mobiliários)

Quando falamos em Charles Eames, logo vem em mente as peças icônicas que desenvolveram durante todo o seu percurso de criação.



Vamos iniciar a nossa conversa com as suas peças principais e nada mais justo que iniciar com a Poltrona Lounge ou Poltrona Eames.


Poltrona Lounge ou Poltrona Eames



Foi desenvolvida pelo casal entre 1940 e 1950 demonstrando para a época algo totalmente revolucionário, com um equilíbrio de conceito e design que até hoje, impressionam.


Tudo levou a um desenvolvimento sem igual, tornando a Poltrona algo realmente atemporal.


Os detalhes dados a cada peça foram responsáveis pela sua longevidade, pelo design, conforto, o trabalho dos materiais e claro, a genialidade que estava além de sua época.


Como o nome indica, é uma poltrona desenvolvida para compor ambientes amplos, lounges, salas e até quartos, mas mais importante, ambientes que buscam sofisticação e originalidade.


É importante ressaltar o trabalho dos materiais, como citamos na matéria anterior, com o desenvolvimento do produto com a utilização de peças laminadas de madeira, algo que refletia muito destaque pela tecnologia na época.


Cadeira DCM



Novamente, um trabalho especial desenvolvido com lâminas de madeira e um design que favorecia fortemente a ergonomia do usuário.


O conforto nas peças de Eames eram algo essencial e o trabalho dos materiais era algo também totalmente diferenciado.


A multilaminação de madeira natural foi um tiro certeiro que possibilitava a eles a criação de peças únicas que podiam ser moldadas de forma a abraçar o corpo com suavidade.


O intuito era atingir tanto os públicos residenciais, com algo que fosse realmente utilitário mas moderno e ao mesmo tempo como um uso empresarial, pois destacava, apesar do uso da madeira, um conforto diferencial.


Cadeira DCW (Cadeira Eames)



É uma variação da Cadeira DCM, mas dessa vez totalmente de madeira, buscando algo mais refinado com um design que realmente atingiu públicos variados, em todas as escalas.


Hoje, também uma peça icônica, se não uma das mais conhecidas, desenvolvida com toda a tecnologia de madeiras laminadas em alta frequência, capazes de dar forma a peça.


Percebe-se um aproveitamento no encosto e no assento da Cadeira DCW em relação à DCM, mas o intuito do Design foi realmente inovar e criar uma sensação mais natural para utilização que envolvesse exploração de uma arte mais refinada.


São poucas as peças que são modernas e ao mesmo tempo conseguem atingir um público que se coloca como clássico como no caso da Cadeira Eames.


Poltrona LCM



A LCM foi desenvolvida basicamente como uma variação da Cadeira DCM. Percebe-se que o intuito da dupla era conseguir desenvolver peças únicas, com tecnologias de ponta que pudessem ser geradas em escala, com o reaproveitamento do desenho de molde das peças, mas que não sacrificasse o Design.


Na verdade, o Design foi imposto, como uma forte marca e a aceitação foi clara e potente. Toda a linha foi muito bem aceita no Mercado, assim como é ainda hoje.


Poltrona LCW



Como exemplificado, o aproveitamento dos moldes, das peças foi algo crucial para atingir as necessidades de produção de cada cadeira e poltrona.


É importante ressaltar que essas adaptações com pequenas variações é o que cria a possibilidade de comercialização de produtos em escala e isso era um ponto importante para viabilizar um negócio.


Da mesma forma, a Poltrona LCW assim como as anteriores foram tratadas com alta tecnologia e um conforto especial pelos moldes ergonômicos que foram capazes de desenvolver pela moldura da laminação das madeiras.


La Chaise


Não poderíamos deixar de citar a La Chaise, produto desenvolvido inspirado na obra do "Nu Reclinado" de Gaston Lachaise.


Era de se esperar que a peça se tornasse um ícone premiado de Arquitetura exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA), Nova Iorque, sendo uma das peças mais conhecidas do Casal.


A peça se utiliza de madeira envernizada e hastes de aço para sustentação, tendo o seu assento desenvolvido em Fibra de Vidro revestida com pintura, novamente algo que vinha para inovar na época.


Interessante entender como foi precioso todo esse momento de desenvolvimento do casal e como eles influenciaram o Design e Arquitetura com o passar do tempo não é mesmo?


 



bottom of page